Olá meu querido irmão e minha irmã, que a paz de nosso Senhor Jesus reine sobre sua família hoje e sempre, neste ensino, falaremos a respeito da ira dos cristãos, será que um cristão pode viver irado com os demais? Essa é uma questão muito importante que precisamos aprender e colocar em prática.
  É muito comum nos dias de hoje, vermos uma sociedade com pessoas que passa o tempo todo estressada e irada umas com as outras, a maioria das vezes, por motivos fúteis, sem razão, vemos também que isso tem adentrado as igrejas com grande força, existem muitas pessoas que se dizem cristãs, mas não se pode cobra-las em nada que já é um motivo para haver uma discussão, mas será que a palavra de Deus nos apoia a viver irado com outras pessoas? Para responder a esta pergunta, vamos ler em Mateus 5:21-26
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
  Como vimos nos versículos, Jesus ensinou que não podemos nos irar com qualquer pessoa sem motivo, a palavra encolerizar significa “irar-se”, ou seja, qualquer pessoa que sem motivo vier a se irar contra seu irmão será réu de juízo, ou seja, essa pessoa está pecando. Com essa fala, alguns podem pensar que se tiver algum motivo, podemos nos irar que não estamos pecando, mas a interpretação não é bem desta forma, quando nos iramos com uma pessoa, na maioria das vezes queremos vingar tudo aquilo que a pessoa fez, e a palavra de Deus condena a vingança e também nos orienta a ser mansos diante de situações desafiadoras, se você por algum motivo se irar com alguém, tente o máximo que puder, controlar esta raiva, se isso ficar em seu coração, você pode acabar pecando contra Deus. Ainda no versículo 22, Jesus disse que qualquer que chamar a seu irmão de raca, será réu do Sinédrio e qualquer que chamar seu irmão de louco, será réu do fogo do inferno. A palavra raca é um termo de desprezo que provavelmente significa tolo ou estúpido. Jesus em nenhum momento irá querer que desprezemos qualquer pessoa, por esse motivo ele diz que não podemos chamar alguém de estúpido. Chamar alguém de louco com ira e desprezo, pode nos conduzir a uma atitude de coração perverso que nos fará chegar bem perto de perder a salvação de nossa alma, assim, podemos ver neste ensino de Jesus que precisamos nos atentar muito com as palavras que falamos e também com as atitudes que tomamos.
  No versículo 23 deste capítulo, vemos que Jesus nos ensina que não podemos entregar qualquer oferta no altar do Senhor se tiver alguma pessoa com alguma coisa contra nós. É muito comum vivermos desta forma, não nos preocupamos se tem alguém com alguma coisa contra nós, as vezes discutimos com alguém e acabamos não pedindo perdão um ao outro, esse já é um motivo para nossa oferta não ser aceita, precisamos analisar nossa vida e ver se não tem ninguém com alguma reclamação a nosso respeito, se houver, precisamos nos desculpar. Nos versículos 24 e 25, Jesus dá continuidade ao ensino a respeito da oferta e da reconciliação, vemos nestes versículos que ele presa muito pela união entre nós e também de nossa reconciliação tanto com as pessoas, tanto com Deus. Quando descobrirmos que alguém tem algo contra nós, precisamos nos reconciliar o mais rápido possível para que a pessoa não venha a nos entregar para o juiz. Com essa fala de Jesus, dá a entender de que precisamos nos reconciliar com as pessoas enquanto elas ainda estão vivas juntamente conosco, após a morte, ela nos entregará ao juiz que possivelmente será Deus e ele nos cobrará. Com isso, podemos ver que devemos estar em paz com todos, se irarmos com alguém, devemos manter a calma e não deixar que a ira domine nosso coração, se fizermos ira ao nosso irmão, precisamos nos reconciliar o mais rápido possível enquanto a pessoa tem vida e está próximo a nós. No versículo 26 Jesus conclui o que acontecerá conosco caso a pessoa morra sem se reconciliar conosco, se isso acontecer, iremos pagar na justiça de Deus por cada ato que cometemos com aquela pessoa, no entanto, viva sua vida em paz com todos, se você fez alguma coisa que alguém não gostou, não excite em pedir perdão pelo que você fez, se o que você fez foi o certo, mas na visão da pessoa foi errado, você deve pedir perdão da mesma forma, isso mostra humildade e submissão a Deus, não se preocupe se a pessoa irá se gabar depois por que você pediu perdão mesmo estando certo, se preocupe apenas em concertar seus erros e estar em paz com todas as pessoas ao seu redor.
  Espero que este ensino o tenha ajudado, se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta através da seção “fale conosco”, basta preencher os campos solicitados e enviar sua pergunta, que Deus o abençoe.