Olá meu querido irmão e minha irmã, que Deus abençoe grandemente sua vida, muito obrigado por estar aqui comigo em mais um ensino da palavra de Deus, neste ensino, iremos aprender mais um pouco a respeito do sermão do monte e também muitas coisas a respeito do caráter do cristão em comparação com o sermão do monte.
  Para dar início a este ensino, vamos ler em Mateus 5:11:
  Na introdução do capítulo 5 de Mateus, já se inicia com o título de sermão do monte, é admissível que esse monte estivesse perto de Cafarnaum, cidade onde Jesus costumava ficar com frequência, neste monte, Jesus se assentou e começou a ensinar seus discípulos. O sermão do monte deve ser compreendido e valorizado a partir da autoridade de Jesus para chamar pessoas a viver uma vida nova no reino de Deus. Os ensinos feitos por Jesus no sermão do monte, são princípios esboçados por ele e deixado como uma referência para nossa vida, em um primeiro momento, vemos que o sermão do monte foi direcionado somente para os discípulos e boa parte da multidão que ali estava, mas se formos analisar essa passagem e traze-la para nossa atualidade, percebemos que ele foi escrito para todo aquele que escolhe ter uma nova vida em Cristo, para aquela pessoa que decide ter sua vida completamente transformada por Cristo. A expressão “bem-aventurado”, significa “felizes”, ou seja, feliz é aquele que chora, pois ele será consolado, felizes são os mansos, pois eles herdarão a terra, podemos ver que nós devemos ser bem-aventurados, esta expressão trata das qualidades que devem ser encontradas em um verdadeiro cristão, aquele que escolheu seguir uma vida de santidade a Deus. Quando somos bem-aventurados, nós que somos salvos, temos a consciência das promessas divinas que nos aguardam no porvir, aquele que se entrega inteiramente a Cristo e decide a ele ser fiel, tem a certeza de ter essa bem-aventurança, esse é o resultado de uma vida de fidelidade a Deus.
  No Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus, vemos a chegada do Reino de Deus e a pregação de Jesus a respeito do Evangelho do Reino. Na Bíblia, o Reino de Deus é comparado a uma semente que se desenvolve ao longo do tempo, de modo que podemos falar de um Reino presente e um Reino futuro. Podemos destacar quatro conceitos referentes a expressão Reino de Deus:
O Reino no coração, um reinado que ocorre dentro do coração de cada indivíduo que se rende a Deus.
A chegada do Reino como salvação, que é o momento em que a pessoa passa a desfrutar tanto das bênçãos espirituais quanto as materiais.
Igreja, expressão do Reino de Deus, conjunto de pessoas que estão com seu coração regenerado e transformado e reconhecem Deus como ser soberano.
Em quarto está toda a criação e a volta do Senhor, essa é uma imagem bíblica em que o universo será redimido e posteriormente haverá um novo céu e uma nova terra.
  A primeira parte do Sermão do Monte, destaca oito qualidades que formam o caráter de um cristão que são: o quebrantamento, o choro, a mansidão, a retidão, a misericórdia, a pureza, a pacificação e a perseguição por causa dos valores do Reino. Logo se espera que os cristãos tenham essas características essenciais em sua vida cristã, sem elas, não poderemos participar do reinado de Jesus, mas se praticarmos todas essas qualidades do Reino de Deus, seremos chamados de bem-aventurados, isso literalmente é ser feliz. Aquele que é salvo em Jesus, vive perfeitamente em satisfação plena, em felicidade e serenidade, isso ocorre por que um cristão que decide fazer a vontade de Deus, desfruta do favor dele e com isso manifesta em si todas as características éticas do Reino de Deus. O cristão que pratica as 8 características do Sermão do Monte citadas anteriormente, domina seu próprio eu carnal e vive em Cristo, passa a viver uma nova dimensão espiritual e consegue desfrutar da bondade de Deus, assim, no Sermão do Monte, Jesus ensina que a verdadeira felicidade não está em dinheiro, ambição, influência e poder, mas a felicidade está em quem se revela um amante de seus inimigos e um bendizente em quem o maldiz, faz o bem ao que o odeia e ora pelos que o maltrata e persegue.
 O Sermão do Monte serve para nós como uma base ética para que possamos entrar no Reino de Deus, espero que você tenha compreendido bem o ensinamento de hoje, se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco através da página “contato” aqui no site, preencha seus dados de contato e faça sua pergunta, iremos ter o prazer de responder e esclarecer suas dúvidas, muito obrigado por estar aqui, que Deus te abençoe e até o próximo ensino.
Assista a este ensino no YouTube